Fale Conosco
Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Cortinas ou persianas? Descubra qual é a melhor opção

Cortinas e persianas foram criadas com a função principal de bloquear e controlar a entrada de luminosidade nos ambientes. Porém, mais do que isso, visam trazer elegância e sofisticação, cumprindo um papel importante na decoração de ambientes. Como ambas as opções apresentam algumas características em comum, muitas pessoas ficam indecisas sobre qual delas escolher. Sendo assim, a equipe da Diventare Persianas separou algumas vantagens e desvantagens sobre cada opção. Confira!

Cortinas

Desempenhando função decorativa desde a Idade Média — onde representava a nobreza e o clero — as cortinas ainda continuam sendo sinônimo de elegância e requinte, combinando com praticamente qualquer tipo de ambiente. Geralmente são fabricadas a partir de poliéster, cetim ou seda, porém as possibilidades são enormes e não se limitam apenas aos materiais mais comuns.

Vantagens das cortinas

  • Versatilidade: A possibilidade de serem fabricadas em diferentes tipos de tecidos, cortes e costuras é o que faz as cortinas serem tão requisitadas em projetos de decoração. Além disso, o leque de cores é vasto e vai muito além do básico, o que por sinal, é uma grande vantagem, visto que para quem deseja uma decoração mais diferenciada, a liberdade para personalização é fator determinante.

 

  • Baixo custo: Os tecidos, no geral, são fáceis de encontrar e apresentam um custo relativamente baixo. No entanto, é necessário ficar atento as medidas e o tipo de acabamento, pois são fatores que podem interferir no valor final. De qualquer forma, cortinas para janelas de tamanho padrão costumam ser muito mais baratas que os modelos mais básicos de persiana.

 

Desvantagens das cortinas

  • Acúmulo de poeira: Para pessoas alérgicas ou que apresentam problemas pulmonares, as cortinas são verdadeiras vilãs. A porosidade encontrada no tecido da cortina permite o acúmulo de poeira com muita facilidade, agravando os sintomas de renite ou problemas similares.

 

  • Suja com facilidade: Assim como a poeira, líquidos e demais sujidades penetram com facilidade no tecido, necessitando lavagem para a remoção completa da sujeira. Em muitos casos, devido ao tamanho e o peso do tecido, a única alternativa é contratar um serviço profissional para lavagem de cortinas.

Persianas

Bastante comum em ambientes corporativos, as persianas cada vez mais estão perdendo esse estilo de escritório e ganhando vida em projetos de decoração residencial. Enquanto as cortinas proporcionam um design mais clássico, as persianas trazem um visual sofisticado e mais voltado para o estilo modernista. Proporcionam um controle maior sobre a luminosidade e ventilação no ambiente.

Vantagens das persianas

  • Praticidade: As persianas, na prática, são mais fáceis de manusear do que as cortinas. Geralmente possuem dois tipos de ajustes, sendo que um deles controla a abertura da persiana e o outro controla a direção da luminosidade. Além dos modelos manuais, existem também os modelos automatizados que reconhecem a intensidade da luz externa e fazem o ajuste de forma automática.

 

  • Fácil manutenção: Por serem fabricadas a partir de materiais não porosos como PVC e alumínio, o pó e a sujeira acumulada podem ser facilmente retirados através de um aspirador de pó e um pano úmido, dispensando a necessidade de um profissional para realizar a limpeza, como é o caso das cortinas.

Desvantagens das persianas

  • Custo maior: Por conta da complexidade e dos materiais utilizados na confecção das persianas, seu custo acaba sendo maior que as cortinas, mesmo ambas as opções tendo as mesmas dimensões. Porém, levando em consideração a durabilidade e o gasto com a manutenção das persianas, que é praticamente zero, vale sim a pena fazer esse tipo de investimento.

 

  • Ruídos: Se forem instaladas em áreas onde a corrente de ar é bastante intensa, as persianas podem gerar um ruído desagradável para os ouvidos. Sendo assim, é necessário ficar atento para esse tipo de problema antes de fazer a escolha.

Ainda em dúvida sobre qual das opções escolher? Já pensou em visitar nossa loja e conhecer de perto as vantagens e desvantagens de cada uma? Visite-nos e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas. Com mais de 20 anos de mercado, a Diventare Persianas tem sido pioneira no ramo de persianas e cortinas em Curitiba, oferecendo produtos e serviços de qualidade em todo o território nacional.



Deixe uma resposta